O Armazém d’O Porto: Um sonho, um rio, um encontro… Um lugar para se guardar!

Inaugurando a galeria de Lugares Extraordinários do Nunca se Sabe, quero mostrar para vocês a minha última descoberta: O Armazém! Olhando a foto da fachada talvez não dê para desconfiar o que está por trás. Às vezes somos mesmo surpreendidos pelo que as aparências podem guardar, disfarçar e até mesmo esconder? Não é? Pois esse é exatamente o caso.

Temos que agradecer ao hotel em que estávamos hospedados na cidade do Porto em Portugal – muito bem diga-se de passagem – não dispor de mais uma noite para nos abrigar. Dispensado, não foi difícil atravessar a rua e – par hazard como bem dizem os franceses – dar de cara com o Armazém! Claro, depois de um fora daquele merecíamos algo muito melhor. E foi. Já na entrada nos conquistou. Parecia que estávamos entrando num museu de arte moderna… Foi amor à primeira vista…

O lugar, assim denominado, era outrora um velho depósito onde se armazenava ferro no século XIX que com o tempo se transformou em ruínas até que há três anos, a vontade e o bom gosto da empresária portuguesa Fernanda Gramaxo o tornou no Armazém luxury housing. Explico: um lugar romântico, fino e sofisticado para se hospedar em grande estilo sem ter que recorrer aos – muitas vezes impessoais – hotéis de muitas estrelas e ainda mais cifrões. Um achado!

Posso assegurar que é um grande programa, uma aventura e seguramente uma delícia de passeio se hospedar alguns dias em pleno centro histórico de uma cidade antiga e interessantíssima, como O Porto, sem precisar de carro e – acredite se quiser – se sentir “em casa”. Não é pouco! Faz diferença em qualquer viagem e fez bastante na nossa!

O projeto arquitetônico do Armazém transformou as antigas ruínas em instalações modernas e minimalistas, com os espaços pensados e aproveitados de maneira original e requintada – as paredes, os detalhes, as peças de decoração, os móveis, os quadros, a iluminação natural , até o poço do elevador é diferente – para serem apreciados como se apreciam  obras de arte.

Exagero? Pois pois, fomos tão bem recebidos que para não correr o risco das palavras não corresponderem aos sentires proporcionados pela visão fica a cargo da “viagem visual” de cada um nas fotos deste post, as sensações do simples e as emoções do belo a que me refiro. Simplesmente nos encantou…

Para quem não sabe o Armazém fica muito bem localizado no  meio do “buxixo”, no bairro da Ribeira, n’O Porto – uma das mais antigas e belas cidades de Portugal – com um acervo histórico monumental e com noites animadíssimas. Haja fados, bandas de rock e pop, além de outros ritmos próprios da Terrinha. Fundada na idade do bronze no século VIII A.C. denominada Portus Cale, O Porto viria posteriormente a designar o país que nos descobriu e colonizou.

fernanda-gramaxoFernanda Gramaxo devidamente escudada por duas belas filhas – Carlota e Frederica – é quem conduz com maestria aquela pequena orquestra a quem debito o acolhimento, a finesse e a sensação de “estar em casa” de quem ali se hospeda.

A equipa – é assim que se fala equipe em Portugal – liderada por Fernanda ainda conta com Thiago um brasileiro que vive no Porto há alguns anos onde também é professor de Yoga.

Falando de comida, o pequeno almoço do Armazém– como os portugueses chamam o nosso café da manhã – pela qualidade e variedade dos produtos que são oferecidos, de pequeno não tem nada. É na verdade um delírio gastronômico matinal para quem aprecia a arte de comer bem e necessita de energia para enfrentar os subires e desceres das incontáveis ruas, vielas e escadarias da cidade. Comemos a beça!

Um fato nos chamou a atenção. A Fernanda ainda foi capaz de descolar uma reserva para jantar no DOP, restaurante do famoso e muito elogiado chef luso Rui Paula (http://ruipaula.com/web/) – aqui no Brasil abriu em 2013 um restaurante no Recife, em Pernambuco que leva o seu nome – e difícil de conseguir. Bem que tentamos. Nada. Parecia missão impossível. Não para Fernanda: Conseguiu nossa reserva e valeu o esforço pois a comida do DOP (fotos abaixo) é maravilhosa. Quanta à ela, depois dessa proeza, ficou claro que seus braços se estendem muito além do Armazém… Para alegria de seus hóspedes, não?

O Armazém abriu suas portas há pouco mais de dois meses e está sendo bastante disputado por gente do mundo inteiro. Pelo que vi escrito em vários idiomas no Livro de Registros, a Fernanda não tem que se preocupar em atrair clientes. O “boca-a-boca” se encarregará!

Agora chega de elogios! Faça assim: convide o seu amor – seja lá quem for – como diz a música, prepare as malas – sem exageros – e se planeje para passar umas férias nesse lugar romântico dessa cidade vibrante. Se come muito bem e se bebe melhor ainda. Festa e animação não faltam. Posso assegurar: não vai se arrepender!

Mais detalhes no site www.armazem.com.pt. Atenção que são apenas nove apartamentos à disposição. E como diz Fernanda, “cada quarto tece sua própria narrativa que descansa a alma e desperta os sentidos”.

E O Porto?  Bom, isso é motivo para outro post ! Até.

Nota: Fotos de Beto Benjamin 

7 comentários em “O Armazém d’O Porto: Um sonho, um rio, um encontro… Um lugar para se guardar!

  1. Maravilhoso ver o nosso sonho descrito com tão belas palavras. Fiquei deliciado com a vossa visita. Abrimos o hotel para pessoas assim, que sintonizam connosco ao desfrutar de cada detalhe no qual pensamos com tanto carinho.
    Nossas portas estão sempre abertas para vocês. Obrigado pelo incrível texto

    Curtido por 1 pessoa

  2. Querido Roberto

    Que honra!

    Ao ler seu texto fiquei muito emocionada, é gratificante as pessoas entenderem o nosso conceito, o nosso propósito, a nossa forma de estar na vida!
    Ao mesmo tempo pensei:
    Será que mereço tudo isto?
    Ao fim de três longos anos de trabalho abro as portas e meus braços a pessoas queridas como vocês, estou eternamente grata por o Universo colocar no meu caminho gente tão especial.

    Os meus sinceros parabéns pela forma como escreve…apaixonante.
    Meu eterno agradecimento, vou publicar também nas redes sociais do Armazém.

    Sinta meu abraço e um até breve!

    Fernanda Gramaxo

    Curtido por 1 pessoa

  3. Querida Fernanda

    O post e as palavras sobre você e o Armazém foram mais que merecidos! É o reconhecimento da sua vontade, do seu trabalho e de sua realização.
    Creio ser impossível passar pelo Armazém e não perceber o bom gosto e as sutilezas de cada detalhe.
    Você falou do mais importante. O Armazém tem Alma. A sua. Impossível não senti-la, admirá-la e aplaudí-la.
    Voltaremos em breve!

    Roberto

    Curtir

  4. Meu Guru, muito bom. Como lhe falei já incluir o Porto na minha viagem do próximo ano e fã estou providenciando a reserva no Armazém com a devida antecedência,
    Forte abraço
    Mario

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.