Mayra Andrade! Cantora do Cabo Verde e… da pá virada!…

Mayra Andrade! Você já conhecia essa menina?

Nascida em Cuba, seu padrasto era um diplomata do Cabo Verde e desde cedo se empolgou pela música. Cresceu no Senegal, Angola, Alemanha e no Cabo Verde onde estreou em 2002. Não parou mais… Apaixonada pela música brasileira (adora Caetano Veloso!) dá um show de bola cantando nossas músicas sem sotaque, cheia de força e com um charme especial que a vida lhe deu! Atualmente vive em Paris e seu repertório inclui canções em português, francês, inglês, espanhol e crioulo (língua nativa do seu querido país Cabo Verde)!

Para quem não se lembra, Cabo Verde é um arquipélago com dez ilhas, ex-colônia portuguesa situada a 570 km da costa Ocidental da África e na música notabilizou-se por ser o país de Cesária Évora,  a maior cantora cabo-verdiana cuja fama é reconhecida mundialmente. Apesar de se situar mais acima do Brasil, Cabo Verde na verdade parece – de sua distância africana – contemplar eternamente o nordeste brasileiro. Precisa dizer mais alguma coisa?

Falam que Mayra é a nova Cesária Évora. Vai chegando de mansinho, como quem não quer nada e pá! Rosto muito expressivo e forte, sua presença é marcante e sua figura se impõe na hora. Quando canta então não sobra para mais ninguém. Veja só o dueto que ela faz com um cantor francês no vídeo abaixo!

Como o seu país, o trabalho musical de Mayra já é um arquipélago de idiomas e ritmos!

Viajando e vivendo entre tantos oceanos, senhora do World Music e de tantos outros ritmos musicais, Mayra Andrade já gravou quatro CD´s: “Navega”,”Stória, Stória”, “Studio 105” e “Lovelly Difficult”. Ganhou prêmios importantes em vários festivais e concursos mundo afora… Ela não é brincadeira! Por isso separei para nosso deleite, três vídeos mostrando uma infinitésima parte de seu já oceânico trabalho musical.

Confira o show que Mayra dá nesse dueto com o cantor Benjamin Biolay! Ela cantando em legítimo português do Brasil (sem sotaque) e ele, em francês! Olha só a música que ela escolheu! Para Chico nenhum botar defeito!…

Escolhi ainda outra canção, “Dispidida”, do compositor cabo-verdiano já falecido Orlando Pantera onde Mayra canta em crioulo (sua língua natal) acompanhada de músicos de sua terra Jon Luz, Sérgio Figueira e Jair Pina. Aprecie a beleza de ritmos e acompanhamentos!

Esse vídeo faz parte de um documentário sobre Mayra intitulado Kontinuasom.

E para finalizar o post, veja só a interpretação que ela dá à belíssima composição nordestina “Lamento Sertanejo” de Gilberto Gil, com os acompanhamentos dos craques Hamilton de Holanda e Yamandu Costa. Dispensa comentários, não é?

De arrepiar!

Salve, Salve, Mayra de Andrade e viva o Cabo Verde!

Beto Benjamin

Notas:

  • Quem tiver interesse em conhecer melhor seu trabalho clique em:
    www.mayra-andrade.com
  • Confira o último álbum de Mayra, de 2013, Lovely Difficult

8 comentários em “Mayra Andrade! Cantora do Cabo Verde e… da pá virada!…

  1. Beto
    Tive o enorme prazer de conhecê-la em Paris. Tiramos fotos, bebemos e tocamos algumas músicas que felizmente, eu conheço dela, pois já a ditava faz tempo. Grata surpresa saber que ela nasceu em Cuba.
    Mais um golaco de “nuncasesabe”
    Valeu Beto

    Curtido por 1 pessoa

  2. Da voz, nem é preciso falar, juntando ainda a beleza, simplicidade e elegância. O sorriso então, é um Sol em dia de temporal.

    Curtido por 1 pessoa

    • Emanuel, agradeço seu comentário e informação. Na minha pesquisa me deparei com depoimentos que fazem exatamente essa comparação. Como esse post não tem objetivo de polemizar, fica o registro do que encontrei bem como o seu comentário. Vamos deixar que os outros comparem. Ou não!

      Curtir

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.