Francesco Santoro – Uma aula sobre Rembrandt em Nova Iorque!

Fazia tempo não via alguém falar tão apaixonadamente sobre pintura. Pois no quente verão de Nova Iorque deste ano, lá estava ele no Father Demo Hall da Igreja Our Lady of Pompeii no West Village, explicando as obras dos grandes mestres da Arte Renascentista. Uma palestra por semana durante um mês. Esse era o programa, anunciado num belo cartaz colado nas laterais da igreja que não deixava opção senão aceitar o convite. O palestrante o artista e historiador italiano Francesco Santoro. Naquele dia a aula era sobre Rembrandt, numa série que incluía El Greco, Velazquez, Goya e Manet.

Francesco Santoro flyer NY

Palestra gratuita e aberta para o público. Aceitei o convite e entrei. Tudo bem organizado como os americanos gostam de fazer. Francesco falava em italiano com tradução simultânea para o inglês. Não precisei. As deficiências eventuais de uma palavra ou outra do italiano que não domino mas extremamente similar ao nosso idioma eram plenamente compensadas com a clareza da explicação e a força da paixão do mestre.

 

Sua exposição para os “não iniciados” tornava a obra de Rembrandt atual e de fácil compreensão. Mostrava com domínio, simplicidade e maestria como ele usava a luz ou a falta dela para destacar os elementos principais numa pintura para os quais queria chamar a atenção. Falava do poder, das classes dominantes e dominadas, tudo num quadro só. Com interpretações que só um artista e/ou historiador com profundo conhecimento do outro e de sua obra ousaria arriscar. Francesco ousava e sua ousadia nos transportava para um outro mundo onde as peças se encaixavam como num quebra-cabeças envolvendo formas, dimensões, luzes, detalhes, objetos e cores nos deixando embasbacados com tantas possibilidades para a interpretação.

Francesco Santoro the_nightwatch_by_rembrandt.jpg

A Ronda Noturna

Assim nos encantou com A Ronda Noturna, com alguns auto-retratos de Rembrandt construindo pontes com o não menos extraordinário Van Gogh que ainda não tinha nascido, mostrando elementos na pintura do primeiro que o último exploraria e expandiria de maneira surpreendente muito tempo depois.

Franceso Santoro rembrandt-4.jpg

A Noiva Judia

Sua narrativa sobre A Noiva Judia para o abraço de Rembrandt e a maneira submissa, respeitosa e amorosa do toque da mão de sua mulher era simplesmente extraordinária. Embora tenha ouvido e me deliciado com a explanação, não tenho a pretensão de tentar repetir pois não acredito que seja possível resgatar a paixão de alguém e exprimi-la com a mesma fidelidade. Não ficaria muito distante comparar a palestra de Francesco Santoro com as descrições de Proust nos livros que compõem Em Busca do Tempo Perdido. Não creio que seja exagero. Notei a mesma força, a vocação para os detalhes e sobretudo o extraordinário em algo simples. Para mim vale a comparação. Me impressionou tanto que resolvi escrever este post.

Acima além do cartaz apresentando as conferências do professor Francesco Santoro na série do verão de Nova Iorque, estão as fotos do mestre em ação, bem como duas pinturas das mais conhecidas do holandês Rembrandt: A Ronda Noturna e A Noiva Judia para apreciação de vocês.

Francesco Santoro nasceu na Itália e desde cedo descobriu sua inclinação para a arte. Já iniciado na pintura conheceu o mestre Giorgio di Chirico, de quem se tornou aluno e um dos mais devotos seguidores. Aprendeu com Renzo Zachetti a técnica dos afrescos e tornou-se um dos restauradores das obras do Vaticano. Foi aluno e professor na Academia Brera de Artes em Milão. Expôs suas obras em diversas galerias pelo mundo e foi convidado para pintar a Igreja de São Nicolau em São Petersburgo, Rússia.

Em Nova Iorque é possível assistir suas aulas ou participar de seus Cursos de Pintura.

Abaixo uma entrevista que ele concedeu, não faz muito tempo. Fala de si mas, fala principalmente da arte, como uma verdadeira auto-expressão do ser humano, da liberdade e da existência.

Se quiser saber mais sobre ele visite: http://www.francescosantoro.net/ 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: