Moraes – o garçon trovador de Ipanema

Captura de Tela 2016-05-19 às 19.01.05.png

Captura de Tela 2016-05-19 às 19.01.44.png

Captura de Tela 2016-05-19 às 19.02.25.png

Captura de Tela 2016-05-19 às 19.02.51.png

Captura de Tela 2016-05-19 às 19.03.42.png

 

MoraesManoel S. de Moraes é garçon há décadas no Restaurante Paz e Amor em Ipanema no Rio de Janeiro e recebe sempre seus fregueses com divertidos versos, onde além de revelar suas raízes nordestinas deixa claro também uma vocação indiscutível para a gozação.
Moraes diverte e se diverte… Meu amigo Lauro Maschietto e eu somos testemunhas usuais de seus repentes engraçados com direito a versos, rimas e trocadilhos…
Nascido em 1951 em Tamboril e criado na roça no interior do Ceará, distante trezentos e sessenta quilômetros de Fortaleza, nunca frequentou a escola de verdade. Quando por lá aparecia alguém dizendo que sabia ler e escrever, um pai de família o contratava imediatamente como “professor” e toda a meninada das redondezas comparecia para “estudar” durante um mês ou dois a cada ano e nem sempre todos os anos. O resto do tempo dele e da turma era pegando no “cabo da enxada” para ajudar na sobrevivência.

Quem, como ele, tinha facilidade para aprender e com sete ou oito anos de idade já sabia ler e escrever alguma coisa, virava “rei”. Naquela época e até os anos setenta, noventa por cento da população do Ceará era analfabeta. Quando Moraes chegava na casa de alguma família das redondezas, escutava sempre o pedido: “Escreve uma carta para meu parente que está no Rio ou em São Paulo; lê um romance para nós”… Assim, Moraes ia aumentando o conhecimento das letras.
Ele diz: “Toda a minha vida tive vocação para o cordel, decorando e recitando para os trabalhadores da pequena roça do meu pai”.
Além de garçom e repentista, Moraes, acredite se quiser, ainda encontra tempo para ser pastor evangélico auxiliar na Assembléia de Deus em Inhaúma, Rio de Janeiro. É brincadeira? Haja verso!

Beto Benjamin

3 comentários em “Moraes – o garçon trovador de Ipanema

  1. Sr. Moraes é mesmo uma pessoa muito especial: gentil, educado, engraçado, alto astral! Seus versos alegram a todos os clientes do restaurante! Vida longa à ele!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: