Surreal! Baile promovido por Dalí em Monterey, California!

Olha só o que o Dalí aprontou na California, Estados Unidos na década de 40! Excêntrico, bizarro e surreal são adjetivos que mal chegam perto para definir a figura que foi o pintor catalão!

Eu não sabia que Salvador Dalí tinha morado por dez anos em Monterey, uma pacata e friorenta cidade situada numa bela baía do norte da California, ao sul de San Francisco, também muito conhecida por seu famoso Aquário.

Pois bem, estava de passagem pela cidade neste verão, em direção a Carmel-by-the-sea, quando me deparei com uma exposição permanente – de um colecionador particular ucraniano-americano Dmitry Piterman – exibindo obras do Dalí. Seu nome: Dali 17.

                                                    Vistas de Monterey, California

Dmitry (que pode ser visto no vídeo abaixo na abertura da mostra), se tornou um controvertido empresário internacional de futebol, colecionador de arte e bem sucedido corretor imobiliário. Foi atleta na universidade de Berkeley e faltou pouco para ter participado da Olimpíada de 92 em Barcelona representando os Estados Unidos no salto tríplice. Mas, isso é história real. A nossa aqui é surreal…

Exatamente por não ser dali, não podia perder o trocadilho nem uma visita daquelas…

Paguei os 16 dólares do ingresso sênior (pois é, o tempo também revela suas vantagens. Antes tarde do que nunca…)  da exposição, entrei e me preparei espiritualmente para enfrentar o surreal.

Vídeo da abertura da exposição com a presença do Dmitry Piterman

Trata-se de uma exposição permanente denominada Dali 17 contendo 570 obras de arte notáveis que incluíam gravuras, litografias, técnicas mistas e esculturas raras do espanhol que foi pioneiro e um dos mais celebrados artistas surrealistas do século vinte. Os americanos não perderiam a chance de batizar a exposição com esse nome pois os trabalhos remetem ao tempo onde o pintor viveu e trabalhou na 17 Mile Drive em Monterey.

Essa também foi a primeira exposição permanente de Salvador Dalí na costa oeste americana e a maior coleção privada sobre ele em exibição nos Estados Unidos. Anteriormente, essa mostra foi exibida apenas na Espanha e na Bélgica.

                            Algumas das obras exibidas no Museu de Monterey

Dalí e sua esposa Gala foram hóspedes do Hotel Del Monte naquela cidade nos anos 1941 e 1942 quando a Marinha americana tomou conta do hotel após o ataque japonês a Pearl Harbor na Segunda Guerra Mundial, forçando o casal a se mudar para um lugarejo próximo chamado Pebble Beach (onde hoje mora Dmitry, o colecionador) e permaneceram até 1948.

Historic Hotel Del Monte

                                               Hotel del Monte, Monterey, CA

Passei um bom par de horas apreciando as obras do pintor catalão que alucinou o mundo com seus trabalhos irreverentes, bizarros, oníricos e frutos de uma imaginação que parecia não conhecer limites.

Boa parte das pinturas exibidas nessa mostra eram baseadas em trechos da Bíblia.

                              UMA NOITE SURREAL NUMA FLORESTA ENCANTADA

Depois de apreciar seus belos trabalhos, me deparei com a descrição de um baile – na verdade uma festa de arromba – que o espanhol aprontou naquelas bandas dos Estados Unidos surpreendendo a tudo e a todos. O pretexto que ele arrumou foi arrecadar fundos para artistas que fugiam de Hitler – e sua guerra na Europa – e, precisavam de ajuda para recomeçar a vida num país estranho.

Me chamaram logo a atenção os enfeites que Dalí bolou, para compor o teto do salão de bailes do Hotel del Monte. Centenas de sacos de aniagem, muitos deles com a bandeira do Brasil bem estampada, utilizados para exportar o nosso café. Produto naquela época famoso e desejado pelo mundo inteiro.

Sua alucinada mente criou uma espécie de caverna dentro do salão de baile, com os sacos de aniagem cheios de jornal e colocados um ao lado do outro. Era o teto da “caverna de onde saímos”…

Maluquice da melhor qualidade!

A mesa do banquete era enorme e continha, além dos convidados, diversos manequins – como se fossem comensais – com as cabeças trocadas por cabeças de animais e outras bizarrices, todos participando da mesa. Todos os presentes usavam um tipo de fantasia…

Sua mulher Gala muito à vontade e sem medo, acariciava e alimentava em seu colo, um filhote de felino, de verdade. Olha que o bichano não era dos menores e muito menos comportado. Um dos pratos oferecidos no banquete continha rãs! Claro, vivas! Confiram no vídeo acima…

Dizem que desse famoso baile participaram além das autoridades americanas convidadas, imprensa e pessoas ligadas à Arte na região, celebridades americanas da época como Walt Disney, o comediante Bob Hope, o artista Andy Warhol e a socialite Gloria Vanderbilt.

Evidentemente que produção do convescote custou tanto, que tudo terminou com um grande prejuízo financeiro mas, Dalí não tava nem aí para isso. Ele queria mesmo era sacudir e chocar a comunidade americana. Isso foi mole para ele…

Esse Dalí não tava de brincadeira mesmo!

Respeitando seus bigodes, fico aqui – com os meus – a imaginar (como dizem nossos colonizadores lusitanos), o que ele diria, se vivo fosse, sobre a realidade brasileira:

Surreal, não?

Beto Benjamin

7 comentários em “Surreal! Baile promovido por Dalí em Monterey, California!

  1. Surreal é apelido pelo visto 😂😂
    Muito bom !!! Adorei saber dessa temporada californiana de Dalí que com certeza deve ter dado asas a excentricidade , irreverência e genialidade dele ! Obrigada querido por dividir suas experiências e seu conhecimento…. Adoro!!!

    Curtido por 1 pessoa

  2. Que barato!
    Nós que no passado já vivemos nossos dias de loucuras pontuais intercorrentes, podemos afirmar que mesmo nas travessuras mais ousadas ficamos, e morreremos, a kilometros de Dali… Um ponto fora da curva, certamente.

    Curtido por 1 pessoa

  3. WOW!!! Adorei sua descoberta e, principalmente, sua forma de contar. Parabéns!!! Viajei na sua viagem e me deixei surpreender com o inusitado jantar com as rãs pulando do prato. Crazy but interesting!!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: