Truman – O Filme – Um mergulho nas redondezas do Fim!

Produção espanhola-argentina de 2015 dirigido por Cesc Gay, Truman traz consigo Ricardo Darin e Javier Cámara num dueto carregado de amizade e recordações com diálogos e situações onde o drama e humor do personagem de Darin, Julián e seu cachorro Truman nos fazem percorrer uma lenta mas, inexorável espiral em torno da morte.

Julián tem um câncer em estágio terminal. Resolve encarar o fim e até precipitá-lo, como se fosse mais um ato do cotidiano, se recusando a seguir os padrões que, em geral, conduzem os pacientes de uma doença incurável invariavelmente à auto-piedade, resignação e comiseração. Drama.

Tomás, melhor amigo de Julián – papel desempenhado por Javier Cámara  faz com maestria o “pas-de-deux” vivenciando, como coadjuvante, as situações criadas por seu amigo. Os diálogos bem elaborados e sem rodeios nos possibilitam, até mesmo, rir do inevitável fim que se aproxima.

truman_still_h_2015

Truman, Tomás e Julián

Certamente um dos maiores nomes do cinema latino-americano – senão o maior – na atualidade, Darin dá um show de simplicidade e domínio da arte de representar, com seu personagem simples, “demasiado humano” e suas expressões carregadas de nuances, olhares, silêncios, reflexões e dúvidas que emocionam qualquer um de nós!

Uma abordagem bem humorada da finitude da vida não é algo que se vê no cinema a toda a hora. A busca ansiosa de Julián por deixar “as coisas concluídas”, Truman “bem cuidado”, os parentes próximos e amigos “bem resolvidos”, as situações do cotidiano “encaminhadas”, fazem de Truman um filme leve e despretensioso até a não aceitação do fim, quando Julián se rebela e decide tomar em suas mãos o último ato de sua própria vida.

Não. Não se preocupe. Julián não indica caminhos, nem lhe obriga a fazer escolhas! Ele apenas se dedica com afinco, perseverança e humor a buscar a sua própria escolha. Deixa no ar para quem quiser refletir os temas do suicídio e da morte assistida. Só para quem quiser…

Confiram abaixo o trailer de Truman.

Beto Benjamin

 

 

Um comentário em “Truman – O Filme – Um mergulho nas redondezas do Fim!

  1. Muito comovente e simples o filme. Mas me fez pensar que em um momento o diretor poderia ter interrompido a sequencia de esquetes , cenas curtas do personagem principal, para abrir uma possibilidade a mais uma cena do romance do passado interrompido entre o melhor amigo e a prima solitária e solidária. A nossa vida acontece em paralelo a vida dos outros e mesmo quando vamos, a vida sempre continua, como belamente o filme nos mostra na cena de amor entre os dois no final . Sem dúvida um belo filme, latino!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: