Daniella Firpo – baiana canta e encanta na Itália! – Vídeo 13

Daniella Firpo cantava na Bahia desde meados dos anos 90 e era figurinha carimbada nas noites  de Salvador onde “mandava ver” seu repertório de músicas pop, arrastando sempre uma galera que curtia aquele ritmo.

Filha de família de cantores, desde o avô Oscar Costa, que também era médico, passando pelo pai Renato Firpo, engenheiro de quem adotou o sobrenome artístico, a mãe Ana Maria, professora de violão e ainda a irmã Andrea Ferrer (cantora que já foi post aqui no NuncaseSabe). Que família, não é?

Pudera! Com uma herança dessas e tendo nascido em Salvador, podia dar outra coisa? Não, né? Se tornou cantora. Toca violão e é dona de bela voz somada a uma notável sensibilidade musical. Mas a história não para aqui…

Ela começa na Bahia – onde nasceu e cresceu – e se transporta para a Europa, onde em 2006 foi representar o Brasil na Itália no Festival Buskers em Ferraraum dos mais importantes e disputados eventos de música de rua da Europa, que reúne todos os anos no verão cantores e bandas do mundo inteiro. Confira e, quem sabe, se programe para ver: http://www.ferrarabuskers.com/en/

Além de encantar o público daquela cidade do norte da Itália, Daniella conquistou um arquiteto italiano natural de Ferrara, com quem se casou. Foi morar na Itália em 2009 e desde então se apresenta em várias cidades daquele país acompanhada por músicos locais.

No mês passado, foi uma das dez finalistas do Parodi –  um disputado concurso musical italiano de “world music” (lembram-se de Paul Simon com o Olodum em The Rythm of the Saints, Michael Jackson, Jimmy Cliff e tantos outros? Isso é world music.) -realizado na cidade de Cagliari na Sardenha. Participou do Parodi com uma composição de sua autoria em parceria com Roberto Grignolio chamada Destino que foi agraciada com o Prêmio Bianca D’Aponte Internazionale 2017.

Essa canção faz parte de seu último CD intitulado “Vento di Bahia e Nebbia” com canções em português e italiano lançado recentemente pelo selo romano AlfaMusic. No Brasil, já havia lançado dois CDs: Pela Beira e Espiral.

Mais um fato interessante: como uma verdadeira premonição do que viria a acontecer bem mais tarde, ela já havia morado antes na Itália, onde aprendeu o italiano e cursou História da Arte em Florença, uma cidade-museu, verdadeiro escândalo de obras de arte a céu aberto. Ah Florença!…

Com o domínio da língua italiana e muito à vontade na cidade de Ferrara onde vive, Daniella logo começou a compor canções misturando os idiomas, os ritmos e o romantismo linguagem também comum aos italianos.

Suas canções desde que lá chegou, se transformaram numa verdadeira ponte de ressonância entre os dois países – e continentes – mitigando um pouco a saudade da terra natal e incorporando novidades musicais e afetivas da nova terra que tão bem a acolheu. Segundo Daniella “esse CD foi um processo de aprendizado, vivenciado pela beleza da dualidade de viver e pertencer a dois mundos tão distintos e ao mesmo tempo tão extraordinários”.

Ouça Vento di Bahia e Nebbia:

Essa original e interessante combinação musical pode ser vista e ouvida no vídeo abaixo. Mas, primeiro tenha calma! Relaxe. Se sente num lugar aconchegante. Esqueça todas as maluquices do mundo atual e curta o vídeo de Daniella Firpo. Depois diga se sua canção e voz não são bacanas mesmo!

Beto Benjamin

 

Se quiser saber mais sobre Daniella Firpo:
http://daniellafirpo.wixsite.com/daniellafirpo
https://www.facebook.com/daniellafirpo.artistpage/

Um comentário em “Daniella Firpo – baiana canta e encanta na Itália! – Vídeo 13

  1. Pura nostalgia, é muito sucesso, temos que valorizar essas cantoras e a musicalidade
    brasileira, o estrangeiro ama e devemos amar tbm e valorizar muito. Sucesso para vcs todas 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: